Halloween Costume ideas 2015

JSD visitou a freguesia da Ramada

No último sábado a JSD Odivelas realizou uma visita à freguesia da Ramada, no âmbito do seu programa "Roteiro de Proximidade". Esta visita realizou-se pela manhã e contou com a presença de João Pedro Silva e Carla Marcelino, eleitos da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia, sendo o primeiro líder de bancada. Contou ainda com a presença de vários membros da Comissão Política da JSD Odivelas e outros militantes que nos quiseram acompanhar.

Iniciou-se com a visita a um dos marcos mais emblemáticos da freguesia, o Moinho das Covas, que fica no largo da Escola Secundária da Ramada. Contámos com a colaboração do Sr. Nélson, que se disponibilizou para nos fazer uma visita guiada ao interior do moinho e nos explicar a sua história e funcionamento. Este moinho foi construído há mais de 150 anos e servia para moer o trigo para fazer farinha, numa época em que a Ramada era habitada por camponeses e composta por quintas e hortas. Actualmente, o moinho é um monumento histórico, que é mantido com dedicação pelos serviços da escola e visitado todos os anos por muitas instituições, escolas e universidades, inclusive estrangeiras.

Em seguida visitámos o Grupo Desportivo dos Bons Dias. Aqui fomos recebidos pelo Sr. Presidente que nos mostrou as instalações do ginásio, bar e salas de reuniões e troféus. O GDBD é um marco da dinâmica da freguesia na promoção do desporto e conta com a participação de inúmeros atletas em modalidades como o futsal, karaté e ginástica. Este Grupo Desportivo foi criado e é mantido com o esforço dos sócios, sem qualquer ajuda financeira dos órgãos autárquicos. Enfrenta alguns problemas de manutenção e limpeza.

Visitámos o Instituto Superior de Ciências Educativas, na Serra da Amoreira. Fomos recebidos pelo Professor Luís Picado e pelo Dr. Ricardo Martins. Foi-nos possível perceber o funcionamento do ISCE e a sua integração no concelho de Odivelas. O ISCE é a única instituição de ensino superior do concelho e recebe alunos não só de Odivelas, mas também de outros concelhos limítrofes, como Amadora, Sintra e zona norte de Lisboa. O ISCE desempenha um importante papel para a juventude do concelho e enquanto força de desenvolvimento e empregabilidade. Seria, portanto, essencial divulgar mais a sua presença em Odivelas e promover a sua importância enquanto motor de crescimento e iniciativa privada.

Tivemos ainda oportunidade de conhecer uma nova associação da freguesia, o Club Desporto Jardim da Amoreira. Este é um clube recém formado, mas que conta já com a participação de cerca de 50 crianças, treinadores e dirigentes, na formação de equipas de futebol. Os jogos são realizados na Arroja e a sede é ainda um café situado na Praça da República, mas tem muito potencial de crescimento, com a motivação e trabalho dos seus colaboradores e das famílias das crianças.

No final da visita, fomos conhecer o Parque da Serra da Amoreira, de onde é possível ter uma vista panorâmica sobre a Ramada e a cidade de Lisboa. O Parque está equipado com um circuito de manutenção e mesas de piquenique, de modo a que os odivelenses possam desfrutar do contacto com a natureza e realizar algumas actividades ao ar livre.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget