Halloween Costume ideas 2015

Continuamos a superar expectativas

         Nesta linha de CP’s da concelhia de Odivelas (de há cerca de 6 anos para cá) criaram-se 2 hábitos: ganhar eleições e muito trabalho. Por um lado é verdade que já são 5 eleições a ganhar com oposição interna e sempre a aumentar distâncias, mas ainda mais relevante é a tradição desta JSD Odivelas apresentar bom trabalho. E mais do que actividades e iniciativas, existem ideias, tomadas de posição e opinião política.

         Coube-nos agora a responsabilidade de manter a tradição das últimas comissões políticas, que levaram 5 moções à discussão nos últimos 2 Congressos Nacionais, incluindo uma moção que chegou à assembleia da República. Com a fasquia tão alta, não havia hipótese senão motivarmos-nos e trabalhar para corresponder aos jovens Odivelenses, especialmente aqueles que sendo militantes votam e acreditam nesta marca. 
         Panorama nacional em números: das 32 moções totais apresentadas ao congresso, 3 são da autoria da JSD Odivelas. Seria muito desejável que outras concelhias com mais militantes - e que portanto até têm direito a mais delegados - e até muitas Regionais pelo país fora, tivessem uma voz mais activa, mais a dizer e que concretizassem mais propostas que definam o rumo para as bandeiras que a JSD Nacional quer defender nos dois anos que terá à frente.
         
         Mas mais do que quantidade, acreditamos e defendemos qualidade. Apresentámos 3 moções completamente distintas, que englobam muitas das áreas tradicionais da Juventude Social Democrata mas que não deixam de ser parte da sua vocação: a Educação, a Saúde e bem estar, e a defesa de uma instituição histórica nacional.
         A moção “Educar para o Futuro” cuja primeira subscritora é a nossa presidente Carla Marcelino, debruça-se sobre a problemática que encontramos hoje do desencontro entre as competências que se adquirem no ensino, e as competências verdadeiramente requeridas no mercado de trabalho moderno. Procurámos apresentar propostas concretas nesta moção, mas mantemos a discussão em aberto sobre os moldes desta reforma, que procura capacitar os jovens quanto às escolhas da sua educação.
         A moção “Portugal a pedalar” cuja primeira subscritora é a nossa vice-presidente Daniela Duarte, debruça-se sobre o problema da obesidade, que não sendo um problema novo, não tem sido eficazmente combatido ou priorizado, continuando com proporções alarmantes. O que se propõe é uma aposta num estilo de vida mais saudável, tornando o exercício físico prático, moderado e eficaz quanto ao tempo consumido, criando uma autentica rede de “municípios saudáveis” por Portugal.
         A moção “Defesa do Instituto de Odivelas” cujo primeiro subscritor é o nosso secretário-geral Filipe Sanches, aponta um problema concreto - a da reforma dos estabelecimentos militares de ensino - e que por isso é actual e urgente. Apesar de feita por um governo de maioria PSD, não podemos concordar com uma política que reduz a escolha dos jovens em ter um ensino diferenciado, especialmente se esse ensino também representa instituições com provas dadas, com história centenária e património imaterial incalculável. 
         Em suma: mantivemos abertura para discutir temas globais, como a reforma da educação de encontro a uma modernização e adaptação ao mercado laboral actual; pensámos em alternativas para municípios com certas características que não necessariamente o nosso, mas que tornaria todo o país mais saudável; e ainda defendemos uma instituição que mais que de Odivelas é Nacional, e que representa um projecto educativo único do país cabendo-nos a todos defender. 

         Em última nota: apesar de mais uma vez termos tido lista opositora, conseguimos uma vitória tão expressiva que conseguimos mesmo inscrever os 5 delegados que concorriam como efectivos representantes da CP eleita - fruto do rateio nacional que nos atribuiu mais 1 delegado. E sendo assim, conseguimos mais uma marca muito saborosa - a de levar 6 militantes de Odivelas. O segredo? Ética, trabalho e persistência.


Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget