Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas defende manutenção de Instituto de Odivelas

A JSD Odivelas emitiu esta semana, um comunicado de imprensa que a seguir se transcreve, contestando a decisão do governo em fundir o Instituto de Odivelas com outras instituições de ensino militar.

Comunicado de Imprensa

A JSD Odivelas manifesta-se contra a decisão do Governo em fundir o Instituto de Odivelas com o Colégio Militar, que levará à transferência de instalações para Lisboa.

O Instituto de Odivelas, fundado em 1900, é uma instituição de ensino de enorme prestígio, que marca regular presença no topo da tabela das melhores médias de notas obtidas em exames nacionais, que pratica um tipo de ensino diferenciado da regra nacional e, que por tal, deve ser respeitado e mantido, até pelos resultados educativos reconhecidos como pelo facto de ter já formado ilustres cidadãs com relevo social.

A fusão com o Colégio Militar resultaria, em primeiro lugar, na perda desta mais-valia educativa de um tipo de ensino de um só género. O projeto educativo de excelência que é marca do Instituto de Odivelas existe também graças ao regime de internato, separado por géneros! Do que temos conhecimento, o Governo não tomou como modelo algum internato misto de sucesso, até porque não o há, para tomar esta decisão.

Esta fusão resulta na vontade de cortar despesa. Contudo, para a JSD, as poupanças poderão e deverão ser feitas, mas não à custa do projeto educativo de excelência que é o Instituto de Odivelas. Além do mais, já foram apresentadas ao Ministério da tutela que se poderiam reduzir os custos, não através da fusão das duas instituições, salvaguardando-se assim o projeto educativo de cada uma, mas através da fusão de algumas atividades, resultando assim num corte de despesas mais eficiente.

Mais se acrescenta que a transferência prevista para 2015 obrigará à construção de novas instalações para acolher as alunas e as suas atividades noutro espaço. Será esta decisão verdadeiramente menos onerosa para o Estado?

Há ainda um peso cultural, histórico e social para a cidade e concelho de Odivelas que não pode ser ignorado e que deve ser salvaguardado. O Instituto de Odivelas tem formado durante 113 anos centenas de mulheres, que envolvendo as suas famílias centram a sua atividade diário na cidade de Odivelas. Ademais, o Instituto de Odivelas encontra-se a funcionar no maior espólio arquitetónico que o município possui, sendo justificação para a sua constante preservação e valorização.

A JSD Odivelas recorda a visita, em 2010, do Sr. Presidente da República ao Instituto de Odivelas, referindo-se como sendo uma instituição de elevada credibilidade, dando o seu reconhecimento público pelo serviço prestado ao sistema de ensino em Portugal.

A JSD Odivelas teve a oportunidade, no dia do aniversário do município de Odivelas em 2011 - 19 de
Novembro – de visitar as instalações do Mosteiro de S. Dinis e de S. Bernardo, onde pode testemunhar a interação com o Instituto de Odivelas. Trata-se de um serviço público a ser salvaguardo e não exportado! Colocamos também a questão de qual será o destino deste monumento?

A JSD Odivelas manifesta total apoio e solidariedade para com a Associação de Pais e Encarregados de Educação e para com a Associação de Antigas Alunas do instituto de Odivelas, colocando-se contra esta decisão governamental, que a nosso ver, não tem fundamento justificável, apelando ao Ministério da Defesa o recuo nesta decisão.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget